Image Hosted by ImageShack.us

Thursday, June 7, 2007

BALBÚRDIA

Apesar de o projecto Balbúrdia ser mais antigo, o mês de Maio de 1996 é a testemunha dos primeiros ensaios oficiais. O estado embrionário da banda teve a sua génese nas actuações do grupo K20, ao integrar alguns elementos dos actuais Balbúrdia. Nesta primeira fase são escritas algumas músicas (“És Tu o Lixado”, ”Amigo do Povo”). Ao fim de uma dúzia de ensaios decidem registar dignamente o conjunto de notas ordenadas até então. Assim, a 31/07/96, e após 3 horas no Clic Estúdio em Coimbra a ensaiar, foi feita a respectiva captação sonora desse ensaio. Surge o primeiro registo “Ao vivo...no estúdio”.
No dia 21 de Setembro desse ano no Sandwich Bar (Soure), e com o apoio muito especial do conterrâneo Nuno Rafael (ex-Despe & Siga), os Balbúrdia tiveram o seu ”baptismo” ao vivo. Até ao final do Verão de 97, os cerca de vinte concertos permitiram juntar dinheiro para apresentar a primeira maqueta da banda “Um dia talvez...”, da qual foram distribuídos cerca de 200 exemplares.
Ainda neste ano, destaca-se o dia 15/11/97 marcado pela organização do primeiro "Festival Cercal Rock", que ano após ano tem vindo a cimentar a sua posição no panorama underground da música portuguesa.
No ano seguinte, o tema “Pirilau Mágico”, seria incluído no volume 5 das colectâneas da editora Nova Independência, com respectiva apresentação ao vivo no Jardim bar (Pataias). São responsáveis novamente pela organização da segunda edição do “Cercal Rock 98”.
O ano de 1999 ficou marcado por vários concursos.
Após participação no Concurso de Bandas da Câmara Municipal de Guimarães onde conquistaram o 2º Lugar, arrecadaram ainda o 5º lugar no Concurso de M.M.P. em Castanheira de Pêra. Destaque para a nova edição do "Cercal Rock 99". Este ano seria igualmente padrinho da segunda maqueta “Canfras, Pancivas & Rock’n’roll”.
O ano de 2000 seria marcado pela participação nos Prémios Maqueta 99 e pela inclusão do tema “Hipocrisia” no CD que acompanha a revista Promusica de Março de 2000. Em 2001 inicia-se a gravação do novo trabalho a ser editado um ano depois e efectuaram-se vários concertos ao vivo. 2002 é dominado pela edição do EP (em edição de autor) “Pinta o Teu Mundo a Cores” que inclui cinco temas. A edição "Cercal Rock 2002" é a mais bem sucedida em termos de qualidade dos intervenientes e quantidade de público. No final do ano, os Balbúrdia sagram-se finalistas do 1º Concurso do Programa Radioclip.
No início do corrente ano de 2003, fica para a história cibernética com o arranque da página balburdia.com, o complemento informativo virtual da banda.
O início do ano 2003 serviu também para divulgação do EP através de entrevistas em várias rádios como por exemplo: Rádio Popular (Pinhal Novo), Rádio Boa Nova (Oliveira do Hospital), Rádio PAL FM (Palmela), Rádio Botaréu (Àgueda), Rádio Foz do Mondego (Figueira da Foz), Rádio Popular de Soure, Rádio Viriato (Viseu). Para além das entrevistas, os temas foram incluídos ainda em playlists de inúmeras rádios do país.
É também em 2003 que é apresentado o logotipo da banda, um trabalho de Adriano Esteves que também já havia sido responsável pelo site e pelo layout do EP “Pinta o teu mundo a cores”.
No início de Outubro do mesmo ano, dá-se a primeira alteração no line up original da banda: João Gante abandona o projecto por motivos pessoais e profissionais. O substituto foi rapidamente encontrado na pessoa de Rodrigo Antunes, que já tocou em bandas como: Bodhi, Lamagodz, Madame Royal, Incivilizados e Rockluso.
A estreia do novo baixista aconteceu em pleno concerto aquando do Cercal Rock onde se verificou a passagem de testemunho.
Até final do ano a actividade da banda retomou algum vigor em matéria de concertos nos quais foram apresentados alguns temas que podem vir a ser editados em 2004.
De referir que já no inicio de 2004, os Balbúrdia foram apurados para o Roland Music-Challenge.
Nos primeiros meses deste ano, a banda passou umas horas no estúdio AGITarte, tendo dessa sessão saído o tema “Revólver do Amor”. Os Balbúrdia recebem um convite dos alunos do 4º ano do Curso Ciências da Informação do Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra), para gravar o tema com o objectivo de este servir de banda sonora a um vídeo promocional da “cidade dos estudantes” no âmbito do Euro2004.
Em Agosto de 2004, o site www.balburdia.com é incluído num catálogo que engloba os melhores do ano em matéria de design, numa selecção a nível internacional.
Em 2005, a banda entra em estúdio, novamente com Toni Lourenço, para gravar uma maqueta com 6 temas que vêem a luz do dia no inicio de 2006, sob o titulo “Uma Forma de Sentir”, que a banda, na tentativa de levar o seu som ao maior número de pessoas possível, disponibiliza gratuitamente no seu site. A capa do cd volta a ser da responsabilidade de Adriano Esteves.
Um desses temas (Deve & Haver) foi já utilizado pelo realizador Pedro Pimentel na banda sonora de seu trabalho desenvolvido no âmbito de concurso "TimeOut" levado a cabo pela Lipton.
Fruto da edição de “Uma Forma de Sentir”, os Balbúrdia conseguem algum airplay em diversas rádios um pouco por todo o país, conseguindo em algumas delas atingir mesmo o top dos temas mais ouvidos.
Em 2006, os Balbúrdia aparecem na TV, pela primeira vez na sua carreira, no âmbito do programa “Portugal a Tocar” transmitido pela RTP Internacional e RTP África. O programa foi gravado ao vivo em Figueiró dos Vinhos, e os Balbúrdia interpretaram os temas Revólver do Amor e Deve & Haver.
Em 2007, o tema Revólver do Amor é incluído em duas colectâneas nacionais, nomeadamente: “Rock Of Cantanhede” (edição no âmbito do festival com o mesmo nome) e “Rádio MP” (promovida pelo blog Musica Portuguesa). Na primeira metade do ano, a banda realiza a pré-produção dos temas a incluir no próximo trabalho.

1 comment:

Saurium said...

VISITE O BLOGUE:

WWW.VILA-DE-SOURE.BLOGSPOT.COM