Image Hosted by ImageShack.us

Wednesday, May 30, 2007

LANÇA CHAMAS


O 80 de Rock não podia esquecer aquele que para muitos de nós era um acto quase religioso... o Lança Chamas!!!
Teve o seu início em 1983 e ía para o ar, semanalmente aos sábados à tarde entre as 16 e as 18 horas, na Rádio Comercial.
Totalmente dedicado ao Hard-Rock e ao Heavy-Metal, o Lança Chamas era apresentado por um dos mais carismáticos locutores de rádio de todos os tempos, o grande António Sérgio.
Começou por ter apenas uma hora, mas devido à sua popularidade junto dos metaleiros lusitanos, rapidamente passou para as duas horas de emissão.
Apesar das várias tentativas (sem sucesso) por parte da direcção da Rádio Comercial em acabar com o Programa, este foi-se mantendo no éter nacional para gáudio dos milhares de fãs, tendo o seu términus no principio da década de 90.

LANÇA CHAMAS... As 7 vidas do Heavy-Metal!!!
Aqui fica a recordação.

16 comments:

Edward Soja said...

Lembro-me bem deste início!!

Será que a rádio poderá alguma dia voltar a ser o que foi?

Por acaso, ha semanas atrás, para minha alegria e espanto, descubri que o programa de metal mais velho da rádio portuguesa, (para quem não sabe, chama-se) SOS, continua a existir. As emissões eram na RTM - 93.0 (depois 92.9, já extinta. Pelo menos com esse nome, claro) de Braga. Actualmente está na Rádio Voz do Neiva.
Diferença, em vez de ser das 00 às 4 da matina (de sexta pra sábado) agora é... (acreditam nisto?) das 00 às 6 e 30!!

Sim, ainda há focos de resistência. (E a RUC, claro. Não esquecer - nunca - a RUC!)
(O SOS também tem MySpace, em www.myspace.com/sosmetalradio_show)

Obrigado Filipe Marta! Se me lês, lê isto: "Nós não te esquecemos!"

Edward Soja said...

(descubri é com "o"...)
(Ai ai ai, Eduardo...)

Dr. Speed said...

Amigo Eduardo,

Ainda bem que se lembra deste início... naquele tempo nós encerravamos para balanço quando chegava a hora do Lança Chamas... era sagrado!!! eh eh eh.

Um abraço
Spider Web

Anonymous said...

Muita gente aprendeu a ouvir música com o Sérgio. Já havia feito o "Rolls Rock" e simultaneamente a este "Lança Chamas", ele realizou um dos programas mais extraordinários de sempre da rádio nacional, o "Som da Frente". O Sérgio era - é - um senhor atrás do microfone. A nova geração de vedetas do audiovisual devia ouvir umas gravações do Sérgio, do Aníbal Cabrita, do Rui Morrison ou mesmo do Luís Filipe Barros e meter a vaidade no cú. Aquilo ERA rádio, feita com vinil que tinha de ser apontado quando a faixa anterior estava no ar. Agora esta malta já nem CD utiliza. Lembro-me de ver a Maria João Simões dizer uma vez uma enormidade destas: "Eu ainda sou do tempo em que se fazia rádio com dois CD's". Mas quem é que esta gente pensa que é? Claro, como agora são os computadores a fazer rádio, a menina pensava que já era muito experiente porque trabalhou com CD's, imaginem. O António Sérgio em Portugal e os senhores da BBC Alan Freeman e Tommy Vance (este já desaparecido) ensinaram-me a paixão pela rádio. Com eles a rádio era uma paixão que não trocavamos por nada. Agora não passa de plástico.
Já agora, amigo Eduardo, o "SOS" do meu amigo Filipe Marta começou por ser emitido na Rádio Braga, ainda no tempo das piratas, portanto, bem antes de 1989. Sei que em 86 já existia. Mas o "Lança Chamas" é mais antigo.

AtticRock said...

Olá e parabéns pela excelente recordação, o Eruption dos Van Halen era um grande indicativo.
Já agora sugiro uma visita ao meu blog onde coloquei o alinhamento do primeiro Lança-chamas em 1983:
http://rocknosotao.blogspot.com/2006/10/lana-chamas.html

Abraços

Dr. Speed said...

Amigo Manuel Melo,

Como disse e muito bem, agora o pessoal que faz rádio julgam-se vedetas, e que ainda por cima a maior parte deles são uns vendidos, só passam musica dos grupos que lhe interessam.

Eu fiz rádio, numa rádio pirata entre 1986 e 1989, tinha um programa de Hard & Heavy chamado "Devastação Metálica" e cheguei a passar musica em cassete, entercalava vinil e cassete, pois naquele tempo, muito do som que o pessoal queria passar só se arranjava em cassetes copiadas entre o pessoal amigo e as demos dos grupos de metal nacional da época eram espalhadas em cassete... eh eh eh

Bons tempos em que a malta fazia rádio apenas por amor à música, não recebiamos um tostão e ainda tinhamos que comprar do nosso bolso os discos em vinil, pois a rádio não comprava discos de heavy metal.

Isso é que era fazer rádio!!!

Um abraço
Spider Web

jão da silva said...

é claro que nada permanece eterno a não ser o pai Cronos portanto esqueçamos a ilusão de podermos dar lições aos fedelhos que agora usam música empacotada. Mas fazer programas de rádio com duas turntables e uma montanha de vinil metálico comprada com metade do ordenado era a GLÓRIA TOTAL. Para a zona de Aveiro, um abraço das Noites Metálicas (Rádio Independente de Aveiro, Outubro 85 - Dezembro 97 - RIP). Long live Cais do Paraíso, Aveiro Fm, 96.5 mhz, ou www.aveirofm.net - check it out!

JudasChrist said...

R.I.P
:(

jão da silva said...

António Sérgio partiu hoje para a grande viagem - oxalá bem lá à frente encontre o grande delta. Deu-nos tudo a saber, deu-nos tudo a descobrir!
"Raise your can of beer on high,
and seal your fate forever;
our best years have past us by,
the golden age of leather!" (BOC)

Anonymous said...

Grande António Sérgio, recordo com grande emoção e nostalgia as tardes de sábado de passei na companhia do Lança-Chamas.
Alguém me sabe dizer qual era a musica da abertura do programa??
Tenho tentado de tudo para descobrir e não consigo.
Obrigado

Agnostico said...

Ao que me lembro se a memória não me atraiçoa, no inicio (meu) era o Eruption - Van Halen, depois era o Heading for the highway - Judas Priest

jão da silva said...

António Sérgio deixou-nos há já mais de um ano. É desnecessário frisar mas é bom relembrar que nenhum dos que com ele Aprenderam Tanto, não lhe dedicou várias vezes o pensamento ao longo destes treze meses. Largos milhares de memórias que são a melhor honegem para as grandes figuras da nossa Cultura - Sérgio era a Cultura em acção, do estúdio para a rua, para a vida na urbe e a Alma sintonizada lá bem alto, acima dos satélites, sempre em busca da melhor Música para Dar a Conhecer (o verdadeiro Electric Eye dos Priest!). E enquanto assim for, estará vivo para todos os de boa memória neste País emcamisa de 11 varas, para metalheads e modernos. Rotação, Rolls Rock, Som da Frente, Lança-Chamas, Grande Delta, A hOra do Lobo e o último que já não cheguei a conhecer, são para mim marcas da maioridade da Rádio Portuguesa Nacional, livre de todos os podres corporativos e multinacionais. Em linguagem familiar, direi só que nesses termos, e contra a sua própria vontade, AS tornou-se numa fatherfigure acidental, mas inabalável. Agora vou continuar a procurar k7s...

Cyrcka said...

ALGUEM TEM O GENERICO DO PROGRAMA???

Unknown said...

Tenho umas dezenas de lança chamas gravados. Lembro-me de varios genericos. É só ouvir para me lembrar dos que tenho. Deveras, se calhar tenho uma coleçao unica.
C.A.

Unknown said...

Carlos Estima...devia contactar a Lista rebelde http://listarebelde.blogspot.com/, o dono do Blog está a construir um arquivo com todos os programas do Antonio Sergio, incluindo o Lança Chamas. É uma obra Magnifica que nos permite todos recordar Quer o Antonio, quer o seu Legado. As suas gravações do Lança Chamas seriam uma contribuição magnifica. cumprimentos. Nelson Silva

Anonymous said...

Muito bem...e as primeiras transmicoes Pirata da Radio Marginal? No primeiro andar na Rebelva, na rua q ia p os Maristas? Com uma Edicao Especial com o Rock Texano...ZZ Top...Grande Antonio Sergio...Alvaro Boavida...nao era Becas? Abraço